segunda-feira, 14 de março de 2016

O Cultivo de Plantas em Marte


A colonização de Marte certamente terá como uma das suas maiores exigências a plantação de vegetais que sirvam para suprir a demanda alimentícia. Elas serão utilizadas na subsistência dos primeiros astronautas a pisarem o planeta, como também, e principalmente, atenderá as necessidades dos posteriores colonos, cientistas e militares que circularão e residirão nas terras áridas do planeta vermelho. A gravidade baixa, cerca de um terço da que existe na Terra, não seria impedimento para o desenvolvimento das plantas, uma vez que já foram feitas diversas experiências promissoras com as herbáceas em estado de microgravidade. Isso ocorreu em hortas instaladas na Estação Espacial Internacional, que se encontra na órbita da Terra, mais ou menos no meio do caminho entre a distância da mesma e o nosso único satélite natural, a Lua. As experiências biológicas com estufas revelaram que as plantas se desenvolveram com sucesso em uma situação muito pior do que a existente em Marte.

A NASA enviará um novo robô em 2018 para o planeta vermelho e ele levará uma pequena estufa contendo terra adubada e sementes em seu interior. O objetivo é analisar o desenvolvimento das plantas nos quesitos: tempo de crescimento, evolução das raízes, interferência da radiação solar e da temperatura, produtividade alimentícia, dentre outros aspectos importantes. A previsão é que a primeira colônia seja instalada entre os anos de 2025 e 2030, com habitantes que viverão pelos restos das suas vidas na superfície do planeta Marte. A existência de água em estado líquido e sólido nesse corpo celeste, facilitará bastante o desenvolvimento das plantas, dando à população da colônia autonomia e sustentabilidade. No caso do sucesso dessa empreitada, poderá ocorrer um processo intenso de inserção de plantações irrigadas e protegidas por meio de estufas automatizadas e controladas por computadores.

Diante disso, também poderão ser criadas florestas de todos os gêneros e climas, com animais também importados do planeta Terra. E, por conseguinte, esse sistema poderá contribuir na produção de oxigênio na atmosfera de Marte e na consequente terraformação do planeta vermelho. Após este processo de arborização intensa, provavelmente, em menos de meio século, a quantidade de oxigênio será tão grande que um humano poderá circular à noite sem respiradores ou roupas especiais, ou seja, poderá caminhar utilizando apenas roupas comuns e terrestres. A ausência do campo magnético do planeta não poderá transformar integralmente a atmosfera, contudo, poderão ser criados ilhas de oxigênio com campos magnéticos artificiais. Enfim, é interessante afirmar que as plantas serão um primeiro passo não somente na colonização de Marte como também na mudança integral ou parcial de uma paisagem árida e pouco receptiva aos seres humanos.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário